O QUE É DIDÁTICA?
O MICHAELLIS 2000, no verbete Didática, traz a seguinte definição: di.dá.ti.ca sf (gr didaktiké) Arte de ensinar.
Segundo a Wikipédia,
“A palavra didática (português brasileiro) ou didáctica (português europeu) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII”.
A palavra Didática foi empregada pela primeira vez por Ratke em seu livro “Principais Aforismas Didáticos”, em 1629. No entanto, este termo foi consagrado por João Amus Comenius, na sua "Didática Magna", publicada em 1657, e surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino. Ao estabelecer uma intenção pedagógica na atividade de ensino, a escola se torna uma instituição, o processo de ensino passa a ser sistematizado conforme níveis, tendo em vista a adequação às possibilidades das crianças, às idades e ritmo de assimilação de estudos.
Comenius assenta sua teoria nos seguintes princípios:
- A finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus. Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião.
- A educação é um direito natural de todos, por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com as características de idade e capacidade para o conhecimento.
- Consequentemente, a tarefa principal da Didática é estudar essas características e os métodos de ensino correspondentes, de acordo com a ordem natural das coisas.
- Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos.
- A observação através dos órgãos dos sentidos para o registro das impressões na mente é chamado de método intuitivo. Neste caso, o planejamento de ensino deve obedecer o curso da natureza infantil; por isso as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez, partindo do conhecido para o desconhecido.
Tomemos mais dois conceitos dos pesquisadores Nérici e Libâneo, para ampliarmos nossa apreensão a cerca de um conceito para Didática.
Nérici (1983) acredita que uma possível conceituação para este termo seria:
“Didática é o estudo do conjunto de recursos técnicos que tem em mira dirigir a aprendizagem do educando, tendo em vista levá-lo a atingir um estado de maturidade que lhe permitia encontrar-se com a realidade, de maneira consciente, eficiente e responsável, para nela atuar como um cidadão participante e responsável.”
Segundo Libâneo (2009), Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia que trata da teoria geral do ensino e das metodologias específicas, investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
Finalizemos respondendo à pergunta: Por que é importante estudar Didática?
É Libâneo (2009) quem vai dizer que a Didática, numa perspectiva de ciência teórica-prática, é conhecida como uma disciplina pedagógica dos cursos de formação de professores, voltada para a compreensão do processo ensino-aprendizagem em suas múltiplas determinações. À Didática cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades mentais dos alunos. Daí a importância de se dedicar ao seu estudo.
REFERÊNCIAS
COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos (org). Educação Escolar: políticas, estruturas e organização. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MICHAELIS 2000: Moderno Dicionário a Língua Portuguesa. Verbete “Didática”. Rio de Janeiro: Reader’s Digest; São Paulo: Melhoramentos, 2000. Vol. 1.
NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Didática Geral Dinâmica. 9ª ed. São Paulo: Atlas,1983.
WIKIPÉDIA. Verbete “Didática”. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Did%C3%A1tica Acessado em: 08/08/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário